RICSS  Revista Interdisciplinar de Ciências Sociais e Saúde

 

                            DIRETRIZES PARA AUTORES

I PERÍODO DE SUBMISSÃO

O período de submissão de manuscritos é contínuo.

1 FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

Os trabalhos só poderão ser submetidos em Português. São aceitas publicações redigidas em inglês ou espanhol. Deverão ser enviados em versão eletrônica (arquivo .doc), digitados com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5; parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm e entrelinha 1,5. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas. Acesse o site da FACISA e faça o download na aba RICSS, dos artigos publicados para usar como base na redação do manuscrito.

1.2 PÁGINA DE ROSTO

Na página de rosto, deverão constar o título do manuscrito, o nome completo dos autores e das instituições envolvidas. Deve-se indicar o autor para correspondência e seus endereços, institucional completo e eletrônico (essas informações serão retiradas pela Comissão Editorial durante o processo de revisão, para garantir o anonimato dos autores) e, abaixo, devem vir: resumo, palavras-chave (máximo de cinco, colocadas em ordem alfabética, separadas por ponto e grafadas com a inicial maiúscula), abstract, key words (máximo de cinco, colocadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e grafadas com a inicial maiúscula) e título.

1.2.1Título do artigo: em maiúsculas e em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espaçamento simples entrelinhas, tamanho 12.

1.2.2 Nome do autor: por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; Máximo de 5 autores.

1.2.2.1 Filiação: em nota de rodapé, puxada do sobrenome do autor, na qual constem titulação, instituição de origem, cidade e estado e o endereço eletrônico do autor;

1.2.3 O resumo e o abstract não poderão exceder 200 palavras.

2 LIMITES DE PÁGINAS

O limite de páginas de Artigos, incluindo figuras, tabelas e referências, é de 20; enquanto que para as Comunicações Breves e Resenhas de livros esse limite é de sete páginas.

2.1 No caso de trabalhos envolvendo pesquisas com seres humanos, o número da autorização do Comitê de ética em pesquisa deve constar na seção de material e métodos.

3 ESTRUTURA

Os Artigos deverão conter Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos (opcional) e Referências. As demais formas de publicação não necessitam apresentar as subdivisões acima, mas devem seguir essa ordem na apresentação do texto.

4 CITAÇOES E REFERÊNCIAS

As citações de referências no texto devem obedecer a ABNT NBR 10520 e as referências ABNT NBR 6023. Apenas citações que aparecem no texto devem constar na lista de referências. Dados não publicados devem ser citados apenas no texto como “dados não publicados” ou “comunicação pessoal”, entre parênteses.

5 FIGURAS (FOTOGRAFIAS, GRÁFICOS, DESENHOS, ETC.) E TABELAS

As tabelas e figuras devem ser inseridas no final do texto, numeradas com algarismos arábicos de acordo com sua sequência no texto. As tabelas e figuras deverão ter um título segundo a ABNT vigente. As Informações adicionais às tabelas e figuras, deverão ser dadas em forma de nota de rodapé, embaixo delas. As ilustrações podem ser coloridas ou preto e branco

II AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

1 Todos os manuscritos serão avaliados pelos editores em relação ao escopo e à formatação da revista. Quando o parecer do corpo editorial for favorável, o manuscrito será analisado por dois avaliadores, especialistas no tema.

1.2 Os autores receberão os pareceres dos avaliadores e deverão encaminhar a nova versão com as adequações ou correções, em um prazo máximo de 20 dias em formato eletrônico (.doc).

1.3 Os PDFs dos manuscritos aceitos serão disponibilizados, com acesso livre, na página da FACISA: www.facisaba.com.br III Direito Autoral Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.

 

POLÍTICAS EDITORIAIS


O objetivo da Revista Interdisciplinar de Ciências Sociais e Saúde – RICSS, é estimular e veicular a produção de conhecimento desenvolvida nos campos temáticos das Ciências Sociais e da Saúde, em abordagens disciplinares ou transversais (interdisciplinar \ multidisciplinar \ transdisciplinar), proporcionando a constituição de um saber em que as dualidades do simples e do complexo, do particular e do geral, sejam balizadas por temáticas que privilegiem a problematização de questões sob enfoque humanístico.
Reconhecida e registrada mediante cadastro ISSN (International Standard Serial Number), a Revista Interdisciplinar de Ciências Sociais e Saúde – RICSS, funcionará como veiculo de valorização da atividade de pesquisa e extensão possibilitando a publicação do conteúdo enviado nos campos temáticos das áreas de Ciênicas Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde. O público alvo da RISCSS são pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.

POLÍTCAS DE SEÇÃO:
Serão aceitos manuscritos originais conforme as áreas previstas nas políticas editorias nas modalidade de: artigos completos, comunicações breves (submissões abertas, indexado e avaliados pelos pares ) e resenhas (submissões abertas).

PERIODICIDADE
A Ricss aceita artigos de modo continuo.
POLÍTICA DE ACESSO
A RICSS oferece acesso livre ao seu conteúdo a partir da data de sua publicação, no site da FACISA e em exemplares impressos disponibilizados aos autores e nas Bibliotecas.

 

EQUIPE EDITORIAL
EDITOR CHEFE:
Fátima Queiroz Alves, FACISA, BR
EDITOR ASSISTENTE:
Emanuel Vieira Pinto, FACISA, BR

DIRETOR EXECUTIVO:
Jackson Cordeiro de Almeida, FACISA, BR

CONSELHO EDITORIAL:
Bárbara Gonçalves Fagundes, FACISA, BR

Fernando Teles Pasotto, FACISA, BR

José Ferreira Filho, FACISA, BR

 

 


1º Edição

2º Edição


3º Edição - BREVE