RICSS - Revista Interdisciplinar de Ciências Sociais e Saúde



Para saber mais informações sobre a RICSS, clique nos ítens abaixo.

- Sobre A Revista
- Instruções Gerais Para Publicação
- Diretrizes Para Autores
- Período De Submissão
- Normas Gerais Para Publicação Na RICSS - Revista Interdisciplinar de Ciência Sociais e Saúde
- Formatação Do Manuscrito
- Limites De Páginas
- Estrutura
- Citações E Referências
- Figuras (Fotografias, Gráficos, Desenhos, Etc.) E Tabelas
- Avaliação E Publicação
- Direito Autoral
- Políticas De Direito Autoral
- Políticas Editoriais
- Periodicidade
- Políticas De Seção
- Políticas De Acesso
- Equipe Editorial
- Edições De RICSS





SOBRE A REVISTA

A RICSS - Revista Interdisciplinar de Ciência Sociais e Saúde é um perídico científico da Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas é uma realização da gerência Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicada da Bahia- FACISA/BA, cuja principal função é a produção, publicização e difusão do conhecimento acadêmico-científico contribuindo, dessa forma, com a promoção e o desenvolvimento deste na região de abrangência da IES, bem como em nível nacional.

Entre os principais objetivos desta publicação eletrônica estão: divulgar as pesquisas realizadas e em andamento por pesquisadores, docentes e alunos dos cursos de gradução, pós-graduação lato sensu, produções fruto de projetos de pesquisa, extensão e estágios da FACISA, bem como produções de demais profissionais de outras faculdades e universidades nos campos temáticos das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e da Saúde, em abordagens disciplinares ou transversais (interdisciplinar\multidisciplinar\transdisciplinar), visando promover uma melhoria na educação científica da sociedade regional e brasileira; criar um espaço de interação entre pesquisadores e leitores da revista, com o objetivo de suscitar o debate acerca de questões relacionadas a difusão de produções científicas relacionadas às áreas supracitadas.


INSTRUÇÕES GERAIS PARA PUBLICAÇÃO

Serão publicados trabalhos inéditos, resultantes de pesquisa científica da área interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências da saúde, apresentados conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor: NBR 6022; NBR 6023 – Referências; NBR 10520 – Citações em documentos.

Cada trabalho encaminhado (artigo científico, artigo de revisão, ensaios, relatos de pesquisa, relatos de experiência, resenhas, comunicações de trabalhos/pesquisa em andamento, será objeto de apreciação pelo Comitê Científico (avaliação entre pares), que decidirá pela aprovação ou não do trabalho.

Os autores serão informados, por e-mail, da aceitação ou não do trabalho para publicação.

Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados.

Todos os artigos, dossiês temáticos e resenhas, submetidos a RICSS - Revista Interdisciplinar de Ciência Sociais e Saúde serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia.

Cabe ao Conselho Editorial da Revista decidir pela oportunidade e publicação dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico.

Os textos devem ser submetidos a uma revisão cuidadosa de linguagem antes de serem encaminhados para a revista.

Só serão encaminhados para o Comitê Científico os trabalhos que atenderem às normas de formatação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O trabalho que estiver fora das normas será enviado ao autor, para realizar os ajustes que se fizerem necessários e reencaminhar à revista.

À RICSS - Revista Interdisciplinar de Ciência Sociais e Saúde fica reservado os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.

A política de ética de publicação da Revista: i) obedece à Resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece as normas regulamentadoras sobre pesquisas, envolvendo seres humanos; ii) procede ao envio para o (s) autor (es) do parecer conclusivo do artigo. Assim sendo, no caso de trabalhos envolvendo pesquisas com seres humanos, o número da autorização do Comitê de ética em pesquisa deve constar na seção de material e métodos.

Se necessário, o artigo aprovado será submetido a pequenas correções, visando à melhoria do texto.

Cada artigo poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.


DIRETRIZES PARA AUTORES

- I PERÍODO DE SUBMISSÃO

O período de submissão de manuscritos é contínuo.

1 NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO NA RICSS - Revista Interdisciplinar de Ciência Sociais e Saúde

A RICSS - Revista Interdisciplinar de Ciência Sociais e Saúde é um periódico anual de Gerência do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) da FACISA/BA. Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas, relatos de projetos de extensão e estágios, produções fruto de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de graduação e pós-graduação latos senso, além de resenhas de livros. Seu objetivo central é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo interdisciplinar, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes contextos do Brasil.

2 FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

Os trabalhos só poderão ser submetidos em Português. Deverão ser enviados em versão eletrônica (arquivo .doc), digitados com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5; parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm e entrelinha 1,5. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas. Acesse o site da FACISA e faça o download na aba RICSS, dos artigos publicados para usar como base na redação do manuscrito.
Quanto à extensão dos trabalhos encaminhados, é necessário atender aos seguintes requisitos:
a) artigos científicos, entre 15 e 20 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências;
b) resenhas, de 3 a 7 páginas.
Para a submissão o artigo deverá conter uma página de rosto, esse procedimento garantirá o anonimato dos autores quando do envio do material para análise dos pareceristas.

2.1 PÁGINA DE ROSTO: Na página de rosto, deverão constar o título do manuscrito, seguido do Nome dos autores, por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; Máximo de 5 autores, a filiação, em nota de rodapé, puxada do sobrenome do autor, na qual constem titulação, instituição de origem, cidade e estado e o endereço eletrônico do autor. Deve-se indicar o autor para correspondência e seus endereços, institucional completo e eletrônico (essas informações serão retiradas pela Comissão Editorial durante o processo de revisão, para garantir o anonimato dos autores) e, abaixo, devem vir: resumo, palavras-chave (máximo de cinco, colocadas em ordem alfabética, separadas por ponto e grafadas com a inicial maiúscula), abstract, key words (máximo de cinco, colocadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e grafadas com a inicial maiúscula).

2.2 Título do artigo: em maiúsculas e em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espaçamento simples entrelinhas, tamanho 12.

2.3 Nome do autor: por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; Máximo de 5 autores.

- 2.3.1 Filiação: em nota de rodapé, puxada do sobrenome do autor, na qual constem titulação, instituição de origem, cidade e estado e o endereço eletrônico do autor;

2.4 O resumo e o abstract não poderão exceder 200 palavras.

3 LIMITES DE PÁGINAS

O limite de páginas de Artigos, incluindo figuras, tabelas e referências, é de 20; enquanto que para as Comunicações Breves e Resenhas de livros esse limite é de sete páginas.

3.1 No caso de trabalhos envolvendo pesquisas com seres humanos, o número da autorização do Comitê de ética em pesquisa deve constar na seção de material e métodos.

4 ESTRUTURA

Os Artigos deverão conter Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos (opcional) e Referências. As demais formas de publicação não necessitam apresentar as subdivisões acima, mas devem seguir essa ordem na apresentação do texto.

4.1 Título do artigo: em maiúsculas e em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espaçamento simples entrelinhas, tamanho 12.

4.2 Resumo, seguido das palavras-chave (máximo de cinco, colocadas em ordem alfabética, separadas por ponto e grafadas com a inicial maiúscula).

4.2.1 Abstract, key words (máximo de cinco, colocadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e grafadas com a inicial maiúscula).

4.3 As tabelas e figuras devem ser inseridas no final do texto, numeradas com algarismos arábicos de acordo com sua sequência no texto. As tabelas e figuras deverão ter um título segundo a ABNT vigente. As Informações adicionais às tabelas e figuras, deverão ser dadas em forma de nota de rodapé, embaixo delas. As ilustrações podem ser coloridas ou preto e branco.

5 CITAÇOES E REFERÊNCIAS

As citações de referências no texto devem obedecer a ABNT NBR 10520 e as referências ABNT NBR 6023. Apenas citações que aparecem no texto devem constar na lista de referências. Dados não publicados devem ser citados apenas no texto como “dados não publicados” ou “comunicação pessoal”, entre parênteses.

6 FIGURAS (FOTOGRAFIAS, GRÁFICOS, DESENHOS, ETC.) E TABELAS

As tabelas e figuras devem ser inseridas no final do texto, numeradas com algarismos arábicos de acordo com sua sequência no texto. As tabelas e figuras deverão ter um título segundo a ABNT vigente. As Informações adicionais às tabelas e figuras, deverão ser dadas em forma de nota de rodapé, embaixo delas. As ilustrações podem ser coloridas ou preto e branco

- II AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

1 Todos os manuscritos serão avaliados pelos editores em relação ao escopo e à formatação da revista. Quando o parecer do corpo editorial for favorável, o manuscrito será analisado por dois avaliadores, especialistas no tema.

1.2 Os autores receberão os pareceres dos avaliadores e deverão encaminhar a nova versão com as adequações ou correções, em um prazo máximo de 20 dias em formato eletrônico (.doc).

1.3 A apreciação do artigo pelos pareceristas reside na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, material e métodos, resultados e conclusão), outras formas de apresentação também serão aceitas; consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, introdução, materiais e métodos, resultados e discussão); consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, evidências ou provas das afirmações apresentadas e ideias conclusivas); relevância científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica); originalidade do trabalho (com relação aos avanços da área interdisciplinar) e adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.

1.4 Os manuscritos aceitos serão disponibilizados, com acesso livre, na página da Revista eletrônica RICSS - Revista Interdisciplinar de Ciência Sociais e Saúde.

- III DIREITO AUTORAL

Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.

1 POLÍTICAS DE DIREITO AUTORAL

A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação na RICSS - Revista Interdisciplinar de Ciência Sociais e Saúde.

Nesse sentido, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, visto que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

POLÍTICAS EDITORIAIS

O objetivo da Revista Interdisciplinar de Ciências Sociais e Saúde – RICSS, é estimular e veicular a produção de conhecimento desenvolvida nos campos temáticos das Ciências Sociais e da Saúde, em abordagens disciplinares ou transversais (interdisciplinar\multidisciplinar\transdisciplinar), proporcionando a constituição de um saber em que as dualidades do simples e do complexo, do particular e do geral, sejam balizadas por temáticas que privilegiem a problematização de questões sob enfoque humanístico.
Reconhecida e registrada mediante cadastro ISSN (International Standard Serial Number), a Revista Interdisciplinar de Ciências Sociais e Saúde – RICSS, funcionará como veiculo de valorização da atividade de pesquisa e extensão possibilitando a publicação do conteúdo enviado nos campos temáticos das áreas de Ciênicas Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde. O público alvo da RICSS são pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.

PERIODICIDADE:

A RICSS aceita artigos de modo continuo.

POLÍTICAS DE SEÇÃO:

Serão aceitos manuscritos originais conforme as áreas previstas nas políticas editorias nas modalidade de: artigos completos, comunicações breves (submissões abertas, indexado e avaliados pelos pares ) e resenhas (submissões abertas).

POLÍTICAS DE ACESSO:

A RICSS oferece acesso livre ao seu conteúdo a partir da data de sua publicação, no site da FACISA e em exemplares impressos disponibilizados aos autores e nas Bibliotecas.



 

EQUIPE EDITORIAL

EDITOR CHEFE:

Geíse Pinheiro Pinto, FACISA, BR

EDITOR ASSISTENTE:

Emanuel Vieira Pinto, FACISA, BR

DIRETOR EXECUTIVO:

Jackson Cordeiro de Almeida, FACISA, BR

CONSELHO EDITORIAL:

Eros Bittencourt Shigeto, FACISA, BR

Fernanda Spagnol Paganoto, FACISA, BR

Fernando Teles Pasotto, FACISA, BR

Josiene Andrade de Jesus, FACISA, BR

Livia Franca Bohama, FACISA, BR

Nathália dos Santos Lima, FACISA, BR

Uillians Volkart de Oliveira, FACISA, BR

 

 





EDIÇÕES


1º Edição

2º Edição


3º Edição


4º Edição